Mercedes EQG a SUV off-road elétrica com um pé no futuro
Autor(a): Yohana Santos - Data: 18/04/2023 16h35
O conceito
O conceito do Mercedes EQG coloca um pé futurista no mercado dos autos:
“Ninguém pode dizer com certeza para onde o futuro nos levará. Mas uma coisa é certa: o Classe G irá guiar o caminho.”
O Classe G chega à era dos veículos totalmente elétricos e com capacidade off-road. Na verdade, ele fica mais à vontade em terrenos difíceis do que em qualquer outro lugar. Graças à força de sua tração elétrica nas quatro rodas e seu baixo centro de gravidade, o Concept EQG, tem a capacidade de girar em seu próprio eixo, e vem preparado para aventuras de alto impacto do futuro.
Embora os rumores apontarem que o EQG viesse como um EVA repaginado, ele chega como um Classe G moderno, elétrico e com motor a combustão. Isto é, uma SUV de verdade, com carroceria sobre chassi, preparado para os mais diversos climas, impactos e estradas.
Um segredo quase bem guardado
Visto como um dos lançamentos de maior relevância do ousado plano de eletrificação da Mercedes, aos poucos o EQG 2024 começa a perder o status de mistério e seus detalhes vêm se tornando públicos por diversos vazamentos. Aliado ao seu conceito totalmente futurista, as fotos oficiais do site parecem ter sido geradas por inteligência artificial, tudo para acompanhar seus ideais vanguardistas. Além disso, imagens incríveis, feitas nas gélidas estradas da Suécia, apresentam o carro como o primeiro SUV elétrico sendo testado na neve.
A ideia de um automóvel feito para qualquer tipo de terreno é levada muito a sério nesse modelo, criado com habilidades ímpares sem deixar de lado o conforto e a segurança de quem está dentro dele. Afinal, já se sabe que suas baterias serão instaladas entre os trilhos do chassi e serão protegidas por uma folha de carbono Kevlar super resistente, projetada para suportar o máximo de impacto.
Parte interna
O novo modelo vem com um layout familiar, semelhante a outros Classe G, porém há algumas diferenças notáveis. Uma delas é o relógio analógico que fica abaixo dos controles do ar-condicionado no Classe G, que não está presente no EQG. Enquanto o topo do painel consiste no mesmo display amplo que se estende do lado do motorista até o console central. Há também um touchpad redesenhado semelhante ao que é instalado no novo Classe A. O volante tem um formato achatado na parte inferior, o que nos leva a crer que a marca alemã está testando uma variação de desempenho do off-road elétrico.
O carro também possui quatro motores elétricos, um para cada roda, e quatro caixas de transferência, uma para cada motor elétrico. Tudo para flexibilizar a troca de marchas, facilitando a condução independente da dificuldade da pista.
Potência do motor
Informações detalhadas sobre a motorização ainda não foram divulgadas, mas especulações apontam que pode passar dos 600 cv, para ser um diferencial e ultrapassar outros elétricos da marca. Seu chassi deve ser montado separadamente da carroceria, uma forma de gerar um reforço com impacto e aumentar sua robustez visual. Além disso, seu carregamento poderá ser de até 350 kW, para recarga de 10% a 80% em cerca de 30 minutos.
Agora é esperar ansiosamente seu lançamento, previsto para meados de 2024, inspirado no conceito que foi desenvolvido em 2021.Continue lendo sobre carros de grande porte em nosso blog. Clique e acesse o artigo: 3 carros robustos para conhecer em 2023.