Como saber se um carro é SUV?
Autor(a): Inffus Ryk Motors - Data: 20/07/2022 15h01
Neste artigo você confere:
- O que é um SUV?
- Principais características
- Como surgiram os crossovers
O que é um SUV?
Considerada a categoria preferida entre os brasileiros - o que é visto de forma clara nos números de vendas - , sua sigla significa Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo, nome derivado do termo Suburban Vehicle, ou veículo urbano.
Não é possível especificar de forma exata como ocorreu o seu surgimento, mas sabemos que em 1930 a Chevrolet lançou o modelo Suburban, que é produzido até hoje e tinha capacidade para 8 ocupantes, além de muita bagagem.
O Suburban fez tanto sucesso que acredita-se que tenha sido o responsável por iniciar o surgimento desta divisão.
Principais características
Com a popularização do termo, muitos modelos passaram a ser identificados como SUVs, mas nem todos poderiam receber esta nomenclatura. Isto porque um SUV pode ser considerado a junção de uma perua com o chassi de uma caminhonete.
Mas estas não são as únicas exigências necessárias para que um modelo seja considerado SUV. Características específicas, como a altura da carroceria e a capacidade off-road do modelo também precisam ser levadas em conta.
Entre os atributos que são indispensáveis para esta classificação de acordo com o Inmetro, é fundamental apresentar ao menos duas das seguintes características:
- ângulo de ataque mínimo de 23º
- ângulo de saída mínimo de 20º
- ângulo de transposição de rampa mínimo de 10º
- altura do chão entre os eixos, mínimo de 200 mm – altura livre sob os eixos dianteiro e traseiro mínimo de 180 mm
Apesar destas definições, grandes marcas têm se utilizado do termo para identificar modelos que não se encaixam nas especificações, assim como o contrário também pode ocorrer, com modelos que seriam de fato SUV sendo incluídos em outras categorias.
De forma geral, é possível afirmar que existem duas maneiras de classificação atualmente: a mais técnica, através das características e a mais estratégica, baseada no mercado. Tudo depende das intenções de cada marca em seu lançamento.
Como surgiram os crossovers
O início dos SUVs se deu com os modelos sendo construídos sobre o chassi de picapes e até mesmo caminhões pequenos, mas não demorou muito para que os fabricantes decidissem mudar isso trazendo novas possibilidades.
É possível afirmar que estas mudanças tiveram início em 1999, quando a BMW apresentou o modelo X5, construído com chassi próprio.
Isto abriu os olhos para um dos problemas apresentados pela categoria: as ruas estavam se tornando cada vez mais movimentadas devido ao grande número de carros, portanto, a mobilidade poderia se tornar melhor com algumas mudanças que os tornassem mais compactos.
Neste ponto as alterações nos SUV passaram a ser cada vez mais intensas, com a intenção de oferecer um carro com algumas características de um SUV, como a altura do solo, espaço interno maior e tração 4×4, mas num tamanho reduzido, como um hatch.
Assim surgiram os Crossovers, que tiveram como um dos primeiros representantes o Nissan Qashqai, lançado em 2007. Desde então, modelos como Ecosport, Creta, Tucson, Tracker, Kicks e HR-V passaram a receber esta nomenclatura, mas ainda é possível vê-los incluídos em listas como a dos mais vendidos feita pela Fenabrave na categoria SUV.
Já conhecia estas características? Compartilhe com quem também vai gostar de entender um pouco mais do assunto!